:Os Maias, de Eça de Queirós


O desenho de uma sociedade vinda da revolução liberal, com todos os podres que o sistema democrático também cria e de que Eça de Queirós, na segunda metade do século XIX, é um dos críticos mais contundentes, perpassa esse romance extraordinário que é “Os Maias”. As figuras queirosianas e o ambiente que as rodeia, têm, ainda hoje, uma actualidade espantosa.

A partir do texto de Eça de Queirós, Gonçalo Amorim encenou e adaptou, em co-criação com os professores Andreia Figueiredo, Michelle Domingos e Paulo Silveira e os actores Carlos Marques e Sofia Dinger, com música de Carlos Marques e interpretação musical de João Rosário, cenografia e figurinos de Catarina Barros, desenho de luz de Francisco Tavares Teles, sonoplastia de Eduardo Brandão, vídeo de Francisco Moura e Ricardo Maia e apoio dramatúrgico de Rui Pina Coelho, o 230º espectáculo do TEP – “: Os Maias” (dois pontos Os Maias), uma aula encenada a partir do romance.

O romance veicula sobre o País uma perspectiva muito derrotista, muito pessimista. Mas a história é também um pretexto para o autor fazer uma critica à situação decadente do País (a nível político e cultural) e à alta burguesia lisboeta oitocentista, por onde perpassa um humor (ora fino, ora satírico) que configura a derrota e o desengano de todas as personagens.

 Este trabalho concentra alguns dos mais recorrentes interesses do projecto artístico do TEP: ligação com a comunidade escolar, trabalho a partir de materiais não-dramáticos, colaboração com intérpretes sem educação artística formal e inscrição numa linhagem de teatro popular.

SINOPSE
O texto comportará passagens do romance, bem como interpolações que decorrem do ambiente de sala-de-aula. O cenário replica uma normal sala-de-aula, num dispositivo cénico, o mais realista possível, criando uma confusão entre situação teatral e situação real. Assim, numa sala de aula três professores e dois actores ensaiam uma aula sobre Os Maias. Teatro e escola, arte e ensino, literatura e power point, Eça de Queirós e o século XXI cruzam-se onde o pensamento ainda é importante: no palco e na sala de aula.

“:Os Maias”, sempre no Auditório Municipal de Gaia, estará em cena em dois ciclos de representações: entre 20 de Fevereiro e 14 de Março, às segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, às 10H30M e às 15H00M, e, aos sábados, às 21H30M; e, entre 15 e 27 de Março, de quarta-feira a sábado, às 21H30M e, aos domingos, às 16H00M.








Fotografias de José Martins